quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sessão Pintores, Mersad Berber

Vou apresentar Mersad Berber um pintor incrível qualidade que produz compilações que me encantam a cada dia mais. Berber nasceu em Bosanski Petrovac, Bósnia e Herzegovina. Ele treinou na Academia de Belas Artes de Ljublijana onde se graduou com um BA e MA. Em 1978, Berber recebeu um cargo de professor na Academia de Belas Artes, em Sarajevo.

Hoje Berber é conhecido como um dos artistas gráficos mais conhecidos no mundo. Ele foi incluído na coleção da Tate Gallery, em 1984.

Ao longo de sua carreira, ele criou os ciclos de pinturas que os eventos crônica, homenagens e dedicatórias. Cada ciclo tem suas raízes na história da Bósnia-Herzegovina a partir da Idade Média ao século XX. Seus trabalhos são caracterizados pela mistura de temas antigos com um comentário mais moderna, cativante em seu mistério icônico e intensidade. Suas superfícies são tão complexos quanto os seus súbitos, combinando técnicas de várias épocas e lugares, mantendo uma estética e fascínio que atraiu colecionadores nos últimos 40 anos.

Berber foi ocupada com a pintura, artes gráficas, tapeçaria, ilustrando e preparar edições bibliográficas, mapas gráficos e poética. Sua cenografia e figurino ganhou vida nos cinemas em Ljubljana, Zagreb, Sarajevo e Washington. Em 1985 terminou Berber Secondo Tempo, o seu desenho animado.

Desde 1992 Mersad Berber foi vivendo e trabalhando em Zagreb e Dubrovnik. "



"Mersad Berber (1940) da Bósnia, é uma artista premiada, que completou mais de 100 exposições individuais e participou em inúmeras exposições colectivas do Extremo Oriente, na Europa e agora para os Estados Unidos. O único social e posição geográfica de seu país natal lhe permitiu desenhar sobre as referências culturais de tão longe no passado como os gregos e romanos antigos, os artistas bizantinos e os mestres do Renascimento. épocas e lugares, mantendoAtravés da combinação destes motivos e um comentário mais moderno, que ele criou obras cativante em seu mistério icónico e intensidade. Suas superfícies são tão complexos quanto os seus súbitos, combinando técnicas de várias uma estética e fascínio que atraiu colecionadores nos últimos 40 anos.citação .Texto retirado do Blog Artodyssey.http://artodyssey1.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...