sábado, 29 de janeiro de 2011

Oleg Zhivetin

Oleg Zhivetin
Nasceu a 8 de Março de 1964 em Tashkent, capital do Uzbequistão, no seio de uma família de pintores russos. Começou a pintar desde muito cedo sob o olhar atento e exigente do pai e aos nove anos iniciou-se num programa de iniciação às aguarelas. Mais tarde a família mudou-se para Moscovo onde Oleg com 15 anos começou a frequentar a Academia de Arte de Moscovo. Para além da pintura estudava matérias tradicionais, como história de que gostava particularmente. Acabou o curso com distinção em 1982 e decidiu entrar para o Instituto de arte de Surikov , uma das mais prestigiosas academias de arte daquele país. Só passou numa 2ª tentativa. Era importante que o conseguisse já que só os alunos mais talentosos podiam ter aulas com mestres como Yuri Karilov. Oleg concluíu o mestrado em 1990.
Depois da graduação começou por focar a atenção nos velhos mestres holandeses e flamengos do renascimento e no realismo-social soviético, para desenvolver um estilo individual e contemporâneo. Um vizinho vendia os seus quadros na rua para poder sobreviver. Mais tarde conseguiu um visto de 3 meses para a América onde tenta a sua sorte junto de um negociante de arte russo.
Pouco tempo depois foi convidado a expôr no “Mission San Juan Capistrano Museum” tendo recebido críticas positivas da imprensa e da televisão. Em 1991 cria uma série experimental de 7 pinturas de edição limitada a que deu o nome de “Origigraphs.” Desde então continuou a trabalhar em pinturas extraordinariamente complexas com o tema universal do amor e com as suas pinturas fragmentadas de padrões intrincados e cores vibrantes, realçadas pela aplicação de folha de ouro, cobre ou prata.
Vive atualmente dividido entre a califórnia e a sua terra natal.
/www.oleg-zhivetin.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...